PROLER - Leitura à Flor da Pele
PROJETO LEITURA E FOTOGRAFIA:
DIÁLOGOS POSSÍVEIS
O Proler Leitura a flor da pele, convida a todos, para prestigiarem a exposição itinerante do projeto Leitura e Fotografia: Diálogos possíveis, que iniciou nos campus de Itajaí e Biguaçu e irá percorrer diversos campus afim de contemplar e incentivar o gosto pela leitura.
O projeto realizado com os acadêmicos de licenciatura participantes do curso de extensão Leitura a flor da pele no segundo semestre de 2014, ministrado pela professora Isaura Maria Longo e com o apoio e orientação do professor e fotógrafo Eduardo Gomes e seu assistente Lucas Spezzotto, produziram fotos utilizando a técnica do light paint, com o objetivo de resgatar o sentido e o
significado da realidade, usando como recurso as múltiplas linguagens.
A leitura da vida pré-existe à leitura
da palavra. Esta, por sua vez, potencializa e amplia a nossa capacidade de
perceber a vida. Ler não se prende
apenas ao ato de correr com olhos sobre algumas letras que juntas formam um
texto. Antes disso, lê-se com os sentidos, com a emoção. Ler, passa, sobretudo,
pelos sentidos. “A leitura se realiza a partir do diálogo do leitor com o objeto lido – escrito, sonoro, um gesto,
uma imagem, um acontecimento.” (MARTINS, 2006, p. 33).
Ao ampliarmos o conceito de leitura, entendemos que ler é dar sentido a quê e a quem nos cerca, num "processo de compreensão de expressões formais e simbólicas, não importando por meio de que linguagem”. (MARTINS, 2006, p. 33).
Propor o entendimento do mundo por meio de uma leitura plural,
manifestada por múltiplas linguagens, aparece como um caminho para despertar o
sensível e humanizar o entrelaçamento entre o universo e o homem no processo de
aprendizagem. Ao aguçarmos nossa visão estética, revitalizamos a sensibilidade,
geradora de emoções e sentimentos. (SANTIN, 1997). Assim, propor a produção de
fotografias é tornar tangível essa relação entre o
que se experimenta e aquilo que se representa pela linguagem, aliás, pelas
múltiplas linguagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário