terça-feira, 22 de setembro de 2015

PROLER TEATRAL 2015


Bolsistas do Proler Teatral
realizam duas oficinas de leitura dramática
no CEJA de Itajaí






Nos dias 14 e 16 de setembro os bolsistas Jackson e Nicolle do Proler Tetral realizaram a oficina Leitura Dramática: Pequenos Monólogos Para Mulheres com os alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) em Itajaí. Após a apresentação do projeto e do subprojeto os bolsistas distribuíram os livros para a leitura naquele momento e terminada esta discutiram os textos das histórias abordando o impacto da linguagem usada, as semelhanças de cotidianidade, que instigam o discente a comparar e verbalizar ou narrativisar causos parecidos vividos por ele ou por outros, as características em comum das personagens e a extração moral individual, gerando um processo crítico-abstrativo que contribuiu na formação sócio-educacional dos estudantes. Neste processo, em parceria com o professor/professora, o estudante vai desvelando as ideias e compreendendo os sentidos do autor, que inabitam na superfície do tabuoso oceano textual, mas na sua profundidade reflexiva. E não somente isto, é importantíssimo ter em mente que não se está formando apenas leitores, mas leitores fruitivos, com conceitos estéticos, que irão ultrapassar a literatura informativa e pedagógica. Do professor Wolfgang Iser temos que: “As perspectivas do texto visam certamente a um ponto em comum de referências e assumem assim o caráter de instruções; o ponto comum de referências, no entanto, não é dado enquanto tal e deve ser por isso imaginado. É nesse ponto que o papel do leitor, delineado nas estruturas do texto, ganha seu caráter efetivo. Esse papel ativa atos de imaginação que de certa maneira despertam a diversidade referencial das perspectivas da representação e a reúnem no horizonte do sentido”. Assim, e mesmo com a mediação pedagógica, a formação (contínua) de um leitor só se dá pelo próprio leitor no diálogo com o autor através do signo-texto. 

“O que permite a leitura
é a descoberta
da sua alteridade.” 
(Jouvé)
 
Referências:
A Leitura – Vincent Jouvé
O Ato da Leitura: Uma Teoria do Efeito Estético – Wolfgang Iser

Textos: bolsista Jackson
contato: jhelle@zipmail.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário