sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Um livro por semana


O escritor Julien Smith, do Huffpost Brasil, escreveu um tutorial de como criar o hábito de ler um livro por semana. Segundo o autor, ler tantos livros assim faz você ter muito mais ideias, ajuda a pensar melhor e, muitas vezes, é melhor que televisão e internet.
Julien diz que estabelecer uma meta de leitura tão grande faz com que a levemos mais a sério e nos esforcemos mais para cumpri-la.

Em média, os livros lidos por Julien tinha de 250 a 300 páginas.  Ele os dividia em 40 páginas por dia, uma meta fácil e administrável. E Julien lia apenas um livro por vez, nada de ler dois ou mais livros ao mesmo tempo.

Para acostumar-se a ler 40 páginas por dia, ele adotou uma rotina diária que era seguida a risca. Ao acordar, ele tomava uma ducha e então saia para tomar o café na mesma padaria e só saía de lá depois de ter lido as 40 páginas do dia. 

Caso você não possa reservar um momento exato do seu dia para ler, você deve aproveitar qualquer pausa que tiver durante o dia para tal. Vai passar algum tempo na fila do banco? Leia. Vai para o trabalho de ônibus? Leia no caminho. Usar essas pausa para ler nem que sejam apenas duas páginas fará você otimizar seu tempo e ajudará alcançar sua meta diária de páginas.

Não está gostando do livro? Desista dele, por enquanto, e comece a ler outro. Julien afirma que você pode fazer isso quando estiver adiantado no seu cronograma, depois você volta para aquele livro e tenta terminá-lo mais uma vez. 

Tudo bem trapacear se seu prazo estiver terminando e você pensa que poderá ficar atrasado. Quando isso acontecer, escolha um livro pequeno, que você saiba que lerá rapidamente e leia-o. Isso pode parecer trapaça, mas tudo bem. Essa trapaça o fará se manter do prazo e impedirá que você se sinta um fracassado e desista de uma vez da sua meta. Sem falar que existem muitos livros curtos que são excelentes, como O Oceano no Fim do Caminho, escrito por Neil Gaiman.

Nunca se atrase nem diga que mais tarde compensará o que não foi lido hoje. Seu prazo diário e semanal são sagrados e não devem ser ignorados! Atrasar-se poderá desestimulá-lo e fazê-lo desistir. Controle seu estado emocional e sempre mantenha-se na meta.

No texto completo Julien Smith elabora mais cada um desses passos e conta um pouquinho da própria experiência ao se tornar um leitura muito mais eficaz. O texto pode ser encontrado no link abaixo:

http://www.brasilpost.com.br/julien-smith/como-ler-muito_b_4941486.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário