segunda-feira, 24 de abril de 2017

#LEITURA DRAMÁTICA: Como é que a Expressão Dramática influencia a motivação para a Leitura?

        No espaço da Educação Infantil a Expressão Dramática é, tradicionalmente, sinônimo de recreação, de "aula vaga" para as crianças. Dito isso, como é que a Expressão Dramática influencia a motivação para a Leitura? Vários autores têm analisado esta questão chegando, normalmente, à conclusão de que a motivação para a leitura pode ser construída e consolidada através de atividades de dramatização. 
        Dentro da Literatura já produzida sobre o tema, indicamos o artigo "A expressão dramática influencia a motivação para a leitura", de Ricardo Antunes e Paula Monteiro, no qual os autores analisam a importância das:

"Estratégias de motivação para a leitura: a dramatização


        As práticas de leitura no Jardim-de-infância não se devem limitar só a contar histórias. O mais importante é o contacto com o livro, seguindo-se uma leitura da história do livro. Isto permitirá à criança um acesso gradual ao mundo da escrita. Segundo Albuquerque, parecem-me procedimentos louváveis para aumentar a adesão afectiva da criança, que se encontra em fase de iniciação à leitura e à escrita (2000:27). O educador além de contar e ler histórias, pode ainda incentivar a criança a contar e dramatizar. Parece-nos muito importante o envolvimento das crianças, já que, segundo Marques, a discussão das histórias e a criação dramática são tão necessárias como permitir que elas brinquem com materiais transformáveis. (1988:67). Todas as estratégias utilizadas na sala, nomeadamente a utilização da dramatização através do fantoche, das sombras chinesas, do teatro e das máscaras podem facilitar o acesso ao livro, já que a necessidade de dramatização das situações em geral, é uma componente de identificação afectiva do pequeno ouvinte com a história narrada. (ALBUQUERQUE;2000:34).

A criança e a expressão dramática
Dramatização é Vida...
(Aladir S. Lopes, 1982:12)

        A Expressão Dramática dá à criança um melhor conhecimento de si. Destacamos aqui o plano intelectual, onde a Expressão Dramática desenvolve e estimula a imaginação e a criatividade e ainda provoca e explora as percepções. No plano afectivo, a Expressão Dramática permite utilizar a energia libertada pelas emoções, ao mesmo tempo que controla as reacções emotivas. No plano físico, utiliza e coordena a actividade motora da criança e exterioriza e harmoniza as relações sensório-motoras. Em relação ao conhecimento do Outro, a Expressão Dramática exercita a comunicação com o Outro, desenvolve capacidades de relação, afina e precisa capacidades da criança enquanto emissor, levando-a à consciencialização das relações entre emissor e receptor. Dentro do conhecimento do meio, a Expressão Dramática exercita as relações espácio- temporais através da aquisição da noção do tempo e assimilação do mundo. Segundo Leenhart, vários autores preferem ver na prática da Expressão Dramática um suporte privilegiado da imaginação e deste modo, de todas as formas de expressão artística, desenho, música, escrita do que uma aquisição de técnicas de expressão através da atividade teatral (1974:19). A Expressão Dramática espontânea é muito importante. Desde pequenina que a criança representa cenas do quotidiano, imitando os pais, nomeadamente os seus gestos, as suas emoções. Além disso, imita os animais que conhece. Muitas vezes brinca sozinha, e com os amigos. Resumindo, reproduz a vida, participa imaginando, e assumindo o papel que mais lhe agrada, solucionando os seus conflitos. Desta forma a criança será capaz de promover o seu desenvolvimento físico, intelectual, social e emocional."


Referência:
  
ANTUNES, R. MONTEIRO, P. A expressão dramática influencia a motivação para a leitura. In: ESEG INVESTIGAÇÃO: Revista científica da escola superior de educação da Guarda. N° 2, 2° Sementre, p. 125-141, 2005.

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