sábado, 9 de maio de 2015

Bolsistas do Proler Teatral 2015 prestigiando o 4º Festival de Teatro de Balneário Piçarras


Seguindo a programação, os bolsistas, juntamente com a coordenadora do Proler Teatral, Valéria de Oliveira, prestigiaram no dia 20 de abril a abertura solene do 4º Festival de Teatro de Balneário Piçarras e assistiram aos vários espetáculos apresentados na praça da Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz e no Centro Cultural Luiz Telles durante os sete dias de evento.











 

Pela ótima estrutura oferecida, a parceria com lojistas, a coerente responsabilidade organizativa, divulgativa, receptiva e o considerável numero de pessoas presentes durante as apresentações, o povo piçarrense fez reviver a cultura do teatro e sua importância há muito esquecida em seu balneário por seus governantes. O evento, gratuito, encerrou com sucesso suas atividades no dia 26 de abril às 19h, no Centro Cultural, com o imperdível e engraçadíssimo espetáculo Clov's O Internacionável da Cia Teatro Lá nos Fundos de Criciúma.



Além dos espetáculos artístico-teatrais, o evento também ofereceu à comunidade a oficina Direção de Cena com o ator e diretor Guilherme Peixoto, fundador da Cia Mutuá...







...e as rodas de debate (extremamente importantes para a contínua formação do ator!) com os artistas sobre os seus espetáculos, orientadas pelos curadores e debatedores Jucca Rodrigues e Silvestre Ferreira e sob a coordenação da diretora de arte da Fundação Municipal de Cultura de Balneário Piçarras, Luciellen dos Santos.










Figurinhas carimbadas como Laércio Amaral, Jô Fornari e Sandra Knoll, que atuam fortemente com Teatro Lambe-lambe e os atores e diretores Marcelo F. de Souza, com seu rascante espetáculo Hangëbeck Ltda, e Daniel Olivetto, marcaram presença no evento. Além destas também estava na cena local o trio florianopolitano Gabriela Leite, Juliana Riechel e Thaís Carli com a peça teatral Chá Preto, a Cia Carona de Blumenau com a apresentação Das Águas, o Grupo Porto Cênico e sua Bolsa Amarela com as atrizes Aline Barth e Caroline Carvalho, o aguardado Esse Corpo Meu com a esplendorosa atuação de Denise da Luz e Max Reinert, As Flores do Mal do grupo de adolescentes piçarrenses Escola Mágica e outros mais do cenário catarinense bem como algumas autoridades políticas da cidade.



  







A proximidade com o fazer teatral, com as linguagens e as figuras artístico-teatrais, com a estrutura de palco, as iluminações, os elementos de cenário, de figurino e a pós-imagem humana, despida da fantasia encenada, nua e crua do que é, desmaquiada do espetáculo, impõe aos iniciantes ou aspirantes deste (ou a este) contexto repensar o sentido da imagem, da personagem descaracterizada, do ator despersonalizado, de si mesmo. “Quem é quem? O que é o que é?” – como se se abrisse outro horizonte diante dos próprios olhos e o pensamento se achasse em realidade outra, de não-se-sabe-bem-o-que, se aventurando, se (re)descobrindo... No teatro aprendemos expressões, falas, tons, gestos, olhares, faz-de-conta e não-faz-de-conta. É um lugar de interrogações explícitas e desopressão escancarada, é um lugar “de se perder e de se achar”, de se ver ou de deixar de existir, sem culpa ou medo ou demasiadamente culpado e demasiadamente aterrorizado – vai depender. O teatro, e a sua importância de fato, imprimem no ser que o assiste e que o vive um enorme mistério, uma imensa luz complexa e real, sobre coisas reais recheadas de quimeras quem sabe reais. O ator jamais é o personagem, mas todo personagem carrega inseparavelmente dentro em si um pouco do ator que se evidencia nos textos, nos gestos, nos olhares, nos palcos, diante da platéia faminta. O fazer teatral nos (im)põe frente à frente com nós mesmos, mas não nos esclarece, ao contrário, a luz que dele emana ofusca o entendimento para aguçar uma percepção mais elevada do que a que meramente supomos conhecer e portanto nos arrasta misteriosamente à um confronto interior constante e irreversível: é na relação com o outro que se dá o encontro diário com a Arte.





Links:



Nenhum comentário:

Postar um comentário