quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Grupo ContArte

O ContArte é um projeto de formação de leitores da Universidade do Vale do Itajaí, do Núcleo das Licenciaturas, que se inscreve na modalidade Extensão Universitária, uma proposta de incentivo à leitura e conseqüentemente de melhoria no desempenho escolar, atuando nos municípios de abrangência da UNIVALI: Itajaí, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Barra Velha, São João do Itaperiú, desde  o ano de 2003.
O projeto têm como eixo sustentador a metodologia da leitura fruitiva, que compreende o livro como um objeto a ser apreciado como objeto estético. Entende-se que se a escola conseguir aproximar a criança do livro essa ação reverterá em benefícios no que diz respeito ao desempenho escolar, pois a leitura é o componente curricular que mobiliza diversos recursos cognitivos, possibilitando à criança: reconhecer, identificar, classificar, nomear, relacionar, interpretar, selecionar, concluir, correlacionar, registrar, enumerar, etc.
Em 2007, o ContArte recebeu o prêmio Troféu Expressão de Excelência Tecnológica, concedido pela FINEP e editora Expressão, premiado na categoria Inovação Social.
Podemos perceber a sua relevância social se considerarmos os resultados da pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, realizada em 2001, pela Câmara Brasileira de Livros, a BRACELPA, SNEL e ABRELIVROS, com um público estimado de 86 milhões de pessoas, cuja amostra contempla diferenças populacionais nas várias regiões do País, com sujeitos de 14 ou mais anos. Outra pesquisa que reforça a relevância social desta proposta são os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA que conferiu ao Brasil os últimos lugares no que diz respeito às competências de leitura dos brasileiros, demonstrando a necessidade das universidades se envolverem com uma das problemáticas do país, o baixo nível de leitura dos brasileiros, investindo em programas de formação de leitores.
O projeto ContArte considera que é o professor o principal agente na formação de leitores, e por isto se ocupa também com a formação do docente que atua na sala de aula, estratégia para a retroalimentação no ensino, visando didáticas que proporcionem uma visão do livro como objeto estético. O processo de formação continuada do professor deve ser um processo dinâmico e constante, por isso estabelecemos como estratégia a oferta de oficinas de leitura.  Estas consistem na experimentação, com as crianças e o professor da turma, de atividades lúdicas que envolvem os textos literários, tais como: leitura de poemas, jogos dramáticos, contação de histórias pelas crianças, leitura de narrativas, contação de histórias pelos bolsistas, utilização de instrumentos musicais alternativos para contar histórias, etc. Em resumo, o projeto ContArte tem como meta implementar quatro ações básicas: contação de histórias, formação de professores, oficina literária e roda da leitura monitorada, ações criativas que encaminham para a formação estética do sujeito, que segundo Barbosa (2007), interferem nas funções mentais responsáveis pelo processo criador.
Contação de histórias.

Contação de histórias

Rodas de Leituras monitoradas.

Rodas de Leituras monitoradas.


Coordenação Profª Ma. Cleide J. M. Pareja
Equipe/Acadêmicos:  Aletéia Caroline de S. Rossi ( Acadêmica de Letras), Ana Isabel Santos ( Acadêmica de Pedagogia) Bruno Portes (Licenciatura em Música), Cibele Louise P. Frahm (Acadêmica de Letras)  Diego Simas (Licenciatura em Música), Natália Mendes (Acadêmica de Letras)

Nenhum comentário:

Postar um comentário