quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Literalibras




O projeto tem por objetivo contribuir para a educação inclusiva de alunos surdos dos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas municipais e estaduais através da difusão da língua brasileira de sinais em contação de histórias infantis.


Coordenadora: professora Veridiane Pinto Ribeiro
Bolsistas: Eliane da Cunha e Sunamita Santos



Depois de contar a história "O Patinho Surdo", ensinamos as crianças a digitalizar seus nomes em Libras no projeto Livraria Vazia do Shopping Atlântico em Balneário Camboriú.






As crianças ficaram entusiasmadas com a história e com a possibilidade de aprender Libras na Escolas Cacildo Romagnani em Itajaí.

Uma amostra do nosso trabalho para os participantes do OPA-Univali - 2014.



Na Escola Antônio Ramos, em Itajaí, as crianças ficaram tão empolgadas que ensinavam o alfabeto manual umas às outras.


Na Escola Olímpio da Cunha, em Itajaí, as crianças aprenderam sinais de vários animais (1a foto), a cultura surda de dar um sinal para as pessoas (2a foto) e encantaram-se com o Patinho Cinza que, na verdade era surdo (3a foto).


 Na escola Martinho Gervasi, em Itajaí, as crianças ficaram empolgadas em aprender libras. Depois da contação da história "Patinho Surdo" todos sabiam vários sinais usados para contá-la, pois prestaram muita atenção com muito interesse.
Tudo em libras, mas com tradução para português
A chegada da Cinderela Surda foi uma surpresa!!!

No baile, todos queriam dançar com a Cinderela Surda



E depois todos queriam aprender libras.


Na escola Cacildo Romagnani é sempre uma festa! As crianças ficaram encantadas com a Cinderela Surda que só falava em libras e que não perdeu o sapatinho no baile, mas sim as luvas. Durante o baile, todas as crianças queriam valsar com a Cinderla Surda.




Na escola Pedro Paulo Rebello, em Itajaí, as crianças e vários professores participaram com muito entusiasmo e atenção, todos queriam aprender libras. Depois da contação da história "O Patinho Surdo", as crianças sabiam os sinais dos animais da história, aprenderam os sinais das cores, dos números e do alfabeto.
Foram duas turmas! Ufa! Mas, valeu a pena! Alunos e professores se envolveram e foi muito gratificante!


O Lucas, o menino surdo que estuda com esta turma, acompanhou toda a brincadeira e participou com empolgação!



O Lucas se divertiu muito e ria com as brincadeiras junto com os amigos ouvintes.


Na escola Maria Dutra, em Itajaí, as crianças aprenderam alguns sinais em libras e aprenderam muito rápido! Depois de assistir o conto da história infantil "O Patinho Surdo",  toda em Libras, as crianças aprenderam os sinais de alguns animais, cores, o alfabeto.... tudo muito fácil para esta garotada que está bem ligadinha e adora aprender coisas novas! Experiência muito gratificante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário