No dia 30 de março e no dia 02 de Abril de 2012, o ProLer Teatral em parceria com o Coletivo Arteiro, realizou a formação "A Palavra como proposição Artística" com os professores da Escola Básica Antônio Ramos.
Esta formação, organizada pelo bolsista Kim Kauã Cunha Coimbra, foi realizada em duas ações. A primeira foi uma apresentação do uso da palavra nas artes visuais. Realizando uma possível trajetória histórica recente na arte, desde o movimento dadaísta e as vanguardas modernas, pelas experiências da arte conceitual até a publicações de artistas na contemporaneidade .
A segunda ação foi uma roda de leitura das Publicações de Artistas.
Cabe aqui falar, e importante saber, que nem toda alfabetização é libertária. Em princípio, ela visa garantir a compreensão para o cumprimento de uma ordem. Para ser libertária, a alfabetização deve estimular o uso da linguagem buscando sua própria autonomia.
Como diria Paulo Freire, em uma frase já clichê, "a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra." O ato de ler se concretiza na sua experiência existencial, na relação com o mundo, com as pessoas e com o contexto em que vivem, porém, até que ponto então possuímos na escola uma alfabetização libertária?
Vivemos em um mundo de leituras, em um mundo letrado, então nos cabe proporcionar diferentes possibilidades de leituras deste mesmo mundo.
Sejam nas diferentes linguagens ou manifestações.
Abraços, Saudações Teatrais e até mais...
Nenhum comentário:
Postar um comentário